As plantas alimentícias não convencionais PANCS são espécies muitas vezes encontradas em abundância na natureza, seja em áreas urbanas ou rurais.
São aqueles famosos “matinhos” que vemos nascer e crescer entre os cimentos das fachadas e casas e estão em beiras de estradas e terrenos baldios.
São plantas que sobrevivem sem necessidade de manutenção como adubação ou rega.
E a parte mais interessante é que a grande maioria delas possuem propriedades extremamente nutritivas e benéficas para a saúde humana.
Por isso, nos últimos anos elas vem ganhando papel de destaque nas mesas de famílias, em mercados agroecológicos e restaurantes vegetarianos.
É importante ressaltar que toda identificação e colheita precisa ser cuidadosa, evitando a utilização de espécies que não são indicadas para consumo.
Mas como cultivar e colher PANCS com segurança?
É seguro utilizar uma planta que esteve em contato com pragas urbanas?
Bom, sobre a primeira pergunta nós temos diversas ferramentas na própria web que permitem que identifiquemos com segurança as nossas PANCS.
Temos livros e cartilhas que são muito indicados para estudo.
Deixamos aqui a sugestão deste que é considerado a Bíblia das PANCS e que dá acesso a impressionante quantidade de benefícios que o consumo desses alimentos nos trazem!
Sobre a questão das pragas urbanas nós recomendamos que você higienize bem a colheita de suas plantas, sabemos que o armazenamento em entrepostos também recebem a “visita” indesejada das pragas urbanas.
Por isso indicamos sempre que se comprem produtos agroecológicos provenientes diretamente dos agricultores familiares, fomentando custos menores e também alimentos mais frescos.
Se não for possível podemos usar as plantas da nossa calçada para banhos medicinais após a higienização e também podemos fazer mudas delas e cultiva las próximos a janelas vasinhos.
Aproveitem!